top of page

POR TRÁS DA MARCA

IMG_4650 edit.jpg
IMG-8221.jpg

Somos uma marca de produção artesanal e independente, que busca valorizar os processos artesanais ancestrais de tingimento natural e impressão botânica, e todos que fazem parte do nosso processo de produção e a nossa cultura latinoamericana. VESTIR NATURAL. 

MADE IN BRAZIL

Nossas peças são cortadas uma a uma, alinhavadas, tingidas e enviadas para nossas costureiras parceiras. Tudo é feito com muito amor e cuidado.​

Nossa marca surgiu da necessidade de gerar renda para costureiras durante a pandemia e do desejo de reativar a marca familiar FILIPA, desenvolvendo um novo conceito, passando a envolver os processos artesanais de tingimento e impressão botânica. A missão da FIPA FILIPA é aumentar o reconhecimento das técnicas artesanais e valorizar todos envolvidos em nossos processos. Um dos principais objetivos do nosso projeto é empoderar as pessoas através das artesanias.

IMG_4192.JPG
IMG_4194.JPG

Desenvolvemos peças versáteis e atemporais que podem ser usadas tanto no dia a dia, quanto para sair. São peças simples, pensadas para evitar o desperdício de tecido. Além disso, nossos processos de tingimento e impressão botânica são feitos pensando em amenizar o impacto sobre o meio ambiente, através da utilização de materiais naturais e orgânicos. Assim, a água pode ser utilizada como fertilizante natural.

NOSSAS DESIGNERS

IMG_5564_edited.jpg
_edited.jpg

Victória Salum, formada em Design de Moda, pelo Centro Universitário Belas Artes SP, em São Paulo, Brasil.

Victória viveu oito meses em Montevidéu, Uruguai, onde realizou uma pesquisa e se especializou nas técnicas artesanais com lã uruguaia sustentável, como construção de tecidos através de tear e feltragem, tingimento natural e impressão.

 

Como resultado de sua pesquisa, surgiu o vídeo documentário sobre esses processos e sua importância na vida das mulheres uruguaias, entrevistando a organização Manos del Uruguay,  ARTESANÍA: MUJERES DE LANA. 

“Como uma jovem e apaixonada designer, busco trabalhar com a moda sustentável como alternativa para proteger o nosso meio ambiente, valorizando os artesãos locais, e suas técnicas únicas. Gosto de usar minha criatividade para destacar marcas e pessoas e compartilhar seus valores éticos e sustentáveis.”

Gabriela Audrá, arquiteta, apaixonada por design, arte e moda. Idealizadora da marca FILIPA nos anos 90. Seguindo o conceito das peças simples e atemporais, incrementado com a valorização das técnicas artesanais, da ancestralidade e da sustentabilidade nasceu a FIPA FILIPA... De mãe para filha com muito amor envolvido.

bottom of page